Mercado de afiliados: como aproveitar ao máximo esse mercado

O mercado de afiliados está em constante crescimento e se consolidando como uma das melhores estratégias do marketing digital. Sua baixa barreira de entrada e o fato de não ter a necessidade de ter um produto próprio, são elementos que atraem quem quer começar do zero.

Além disso, a crescente popularidade do comércio eletrônico e a mudança nos hábitos de consumo bem como empresas e empreendedores estão voltando para essa forma eficiente de gerar renda e expandir seus negócios.

Neste artigo, exploremos o mercado de afiliados e compartilhemos dicas sobre como aproveitar ao máximo essa tendência crescente. Também será compartilhado as principais plataformas pelas quais poderá

Mas antes, o que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias, técnicas e ações de comunicação. O intuito é a promoção de produtos, serviços e marcas por meio de canais digitais.

Seu ambiente de atuação é por meios eletrônicos, como a internet, redes sociais, aplicativos móveis, e-mail e outras plataformas online.

Em suma, o objetivo do marketing digital é alcançar e se conectar com o público-alvo, gerar leads, construir relacionamentos com objetivo de vendas. Os produtos comercializados são inúmeros, podendo ser classificados em dois grandes grupos: produtos físicos ou infoprodutos.

Os infoprodutos, geralmente, são produtos que entregam algum tipo de conhecimento por meio de ebooks, videoaulas, cursos ou qualquer tutorial que auxilie a realizar uma tarefa específica. Porém, os produtos físicos exigem e entrega de um material físico, por exemplo, encapsulados, roupas etc.

O que é o mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é uma forma de comercializar serviços e produtos de empresas e infoprodutores. De um lado, o produtor que cria e disponibiliza seu produto e, de outro, o vendedor interessado em promover e vender esses produtos.

Em outras palavras, é um modelo de negócio que permite que o produtor/empresa ganhe em escala, enquanto o afiliado ganha tempo por não precisar criar o produto bem como manter um estoque.

Sendo assim, quando um cliente realiza uma compra por meio do link do afiliado e, assim, o afiliado recebe uma comissão pela venda. Recentemente, houve um aumento grande em produtores de conteúdo que disponibilizam seus cursos para que outras pessoas possam vende-los em troca de comissão.

Esse mercado se expandiu muito nos últimos anos e a o excesso tanto para produtores quanto para afiliados aumentou consideravelmente, formando inúmeros milionários nos últimos anos.

Por que o mercado de afiliados está crescendo?

Existem várias razões para o seu crescimento, incluindo o aumento do comércio eletrônico. Os motivos são vários, passando pela mudança no comportamento do consumidor, a popularidade dos influenciadores digitais, os avanços tecnológicos bem como o crescente interesse em trabalhar remotamente e gerar renda passiva.

Além disso, o poder de escala de um negócio digital, sobretudo os infoprodutos, é algo notável. Por exemplo, uma loja física precisa estar muito bem localizada para que dez mil pessoas passe pela sua porta. Todavia, com tráfego pago, um produto pode ser visto por essa quantidade de pessoas em pouco tempo.

Ou seja, no digital, um produto pode ser visto por mais pessoas, com uma quantidade bem menor de investimento inicial. Além do fato de que, como afiliado, não é necessário ter estoque do produto e, também, não precisa ser um produtor a princípio.

Outro fator que confirma o aumento deste ramo comercial é o crescimento do comércio eletrônico em todo o mundo. Mais empresas estão buscando maneiras eficazes de promover seus produtos, sobretudo serviços online.

O marketing de afiliados é uma das formas mais eficazes de fazer isso, já que permite que as empresas alcancem um público mais amplo e diversificado por meio dos seus comissionados.

Outros motivos podem ser listados aqui como, por exemplo, a mudança de comportamento do consumidor, aumento da popularidade dos influenciadores digitais, avanços tecnológicos bem como maior interesse em trabalhar remotamente e gerar renda passiva.

Sendo assim, o que podemos esperar deste mercado é que tende a crescer cada vez mais ante às novas tendências do futuro do digital

Dicas de como entrar no mercado de afiliados:

Primeiramente é necessário escolher um mercado que deseja trabalhar, ou seja, produto físico ou infoprodutos. Faça sua escolha baseado em afinidade e conhecimento, pois, isso ajudará na criação de conteúdos de qualidade e estabelecer autoridade.

A partir disso, procure as plataformas ou empresas que permitem afiliação de seus produtos. Existem várias plataformas e empresas que trabalham com afiliação. No tópico a seguir abordaremos as principais.

Em seguida, para promover conteúdos, construa uma plataforma digital, como um blog, site ou canal do YouTube, onde você pode compartilhar seu conteúdo e promover produtos e serviços.

Por fim, inscreva-se e promova produtos nos programas selecionados e comece a promover produtos e serviços por meio do seu conteúdo e links de afiliados.

Plataformas e empresas para começar a ganhar suas comissões

Existem várias plataformas e empresas que oferecem programas de afiliados. Porém, cada um possui características e formas distintas de remunerar seus parceiro.

  • Amazon Associates: É o programa de afiliados da Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. É possível promover uma grande variedade de produtos e ganhar comissões por cada venda realizada através de seus links.
  • Hotmart: Plataforma de produtos digitais populares, especialmente na América Latina. O Hotmart permite que produtores e vendedores trabalhem juntos para promover e vender cursos online, e-books e outros produtos digitais.
  • Monetizze: Outra plataforma focada em produtos digitais, a Monetizze também oferece opções para produtos físicos e serviços. Com esta plataforma é possível escolher entre diferentes nichos e promover os produtos que melhor se alinham com seu público.
  • Eduzz: Esta também é voltada para produtos digitais e oferece oportunidades de afiliação em diversos nichos. A plataforma também possui ferramentas para ajudar os vendedores a monitorar e otimizar suas campanhas.
  • Lomadee: A Lomadee conecta afiliados a grandes empresas e lojas online, como Magazine Luiza, Americanas e Netshoes. É possível promover uma ampla gama de produtos e ganhar comissões por cada venda realizada.
  • Shopee: O programa da Shopee permite que parceiros, blogueiros, influenciadores e proprietários de sites promovam seus produtos da Shopee. Os afiliados ganham comissões com base nas vendas geradas por meio de seus links e banners de afiliados.

Dicas para ter sucesso no mercado de afiliados

Para obter sucesso no mercado em questão, é necessário construir uma audiência engajada. Foque em construir relacionamentos com seus seguidores e mantenha-os engajados por meio de conteúdo interessante e valioso.

Essa estratégia é eficaz para aumentar a confiança em suas recomendações de produtos e serviços, além de exigir menos investimento em campanhas de anúncio.

Ser transparente e ético é crucial para um mercado que já está saturado de conteúdos fraudulentos. Seja sempre honesto sobre sua relação com os anunciantes e informe seu público.

Isso não apenas demonstra transparência, mas também ajuda a fortalecer confiança com seus seguidores bem como a longevidade do seu negócio.

Outro ponto importantíssimo, é a necessidade de criar uma estrutura para veiculação de seus produtos. Isso fará com que você se diferencie de outros players do mercado que estão usando estratégias obsoletas.

Algumas dicas para criar essa estrutura:

  • Redes sociais: crie contas em redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest. Assim você poderár divulgar os produtos para sua audiência com seu link de afiliados;
  • WhatsApp e Telegram: Neste caso você pode criar grupos nestas plataformas para divulgar os links de afiliados. Uma estratégia para atrair pessoas para esses grupos é utilizando as “iscas digitais”. Ofereça um ebook ou um cupom de descontos para que as pessoas entrem no seu grupo. Sendo assim, você estará beneficiando sua audiência antes mesmo de ganhar com as compras que elas farão em seu link.
  • Táfego pago: neste caso é necessário muita cautela. O tráfego pago impulsiona seu alcance porém, a ansiedade pode fazer com que seu custo aumente muito. Sendo assim, acompanhe sempre a relação entre investimento e retorno sobre o valor investido (ROI). Com uma boa estratégia, o tráfego pago pode ser um catalisador para seu negócio.

Por fim, invista em aprendizado contínuo. O mercado de afiliados está sempre evoluindo, e é importante acompanhar as tendências e desenvolver suas habilidades e conhecimentos para se manter competitivo.

Não economize dinheiro em cursos, workshops, mentorias e recursos online para se manter atualizado sobre as melhores práticas e estratégias do mercado.

Um novo negócio com muitas possibilidades

O mercado de afiliados representa uma oportunidade incrível para gerar renda e expandir seus negócios no cenário digital atual. Implementando as dicas neste artigo, você estará mais capacitado para explorar ao máximo esse segmento em crescimento constante.

Vale ressaltar que o sucesso não é instantâneo, sendo necessário investir tempo, dedicação e persistência para estabelecer um empreendimento lucrativo e sucesso no mercado de afiliados.

Ou seja, faça até dar certo, essa é a fórmula de sucesso de qualquer negócio. Finalmente, mantenha-se atualizado, adapte-se às mudanças e continue aprendendo para prosperar neste setor dinâmico e promissor.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.